Essa dinâmica de imaginar o futuro é do livro Esperança Ativa, de Joanna Macy e Chris Johnstone. Há muito mais material disponível gratuitamente (mas em inglês) no site: https://www.activehope.info/
Ser do futuro
Sugerimos que você faça este exercício em duplas ou trios (15-30min)
Fechem os olhos e se imaginem fazendo uma viagem no tempo, para a frente, daqui a 200 anos, imaginem que houveram muitas mudanças regenerativas e que a vida continuou nesses 200 anos em frente, fiquem por lá um pouco e observem. Façam agora uma viagem ao tempo atual de volta. Após essa pequena visualização, abram os olhos.
Uma das pessoas irá se identificar como o ser do futuro (ser que fez uma viagem no tempo e veio nos visitar) e a/s outras como o ser da atualidade, vivendo agora em 2025. Façam o seguinte diálogo:
Ser do futuro: Ancestral, eu ouço histórias sobre o período que você está vivendo. Antes das grandes e importantes mudanças, você deve ter se sentido solitário e confuso em alguns momentos. Quais foram os primeiros passos que você deu?
Ser da atualidade– resposta que sua intuição mandar responder
Ser do futuro: Eu sei que você não ficou só nessas primeiras horas pelo bem da vida na Terra. Onde você encontrou a força para continuar trabalhando tão duro, apesar de todos os obstáculos e desencorajamentos?
Ser da atualidade– resposta que sua intuição mandar responder
Reflita sobre o que conversaram. Como podemos juntos criar futuros regenerativos? O que ficou mais forte dessa conversa?
Vamos agora construir uma imagem com tecidos e linhas sobre essa visão?
